O governo do Estado confirmou na manhã desta quinta-feira (1) a autorização para que ocorra o retorno das aulas presenciais em Porto Alegre a partir da próxima segunda-feira, dia 5 de outubro. A decisão se deu em reunião do Gabinete de Crise do governo estadual.
Assim, se o mapa do distanciamento controlado estadual desta semana, a ser divulgado nesta sexta-feira (2), manter a Capital com bandeira laranja, Porto Alegre entrará na segunda semana nesta condição e ficará autorizada a reabrir a Educação Infantil, o Ensino Médio, o Ensino Superior e o Ensino Técnico.
A autorização passa por uma mudança na forma como o protocolo das bandeiras é abordado pelo Palácio Piratini. Antes, era necessário que as cidades completassem duas semanas com a bandeira laranja para que pudessem retomar atividades presenciais. Agora, basta entrarem na segunda semana. Conforme o governo, esse já era o entendimento desde o início, sendo que, agora, ele só foi rediscutido e confirmado.
A oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede municipal, ainda que autorizada, deverá ocorrer a partir do dia 19 de outubro.
Para os demais níveis de ensino, os municípios deverão seguir o calendário estadual de retorno em todas as escolas. O governo do o Estado planeja retomar as aulas do Ensino Médio a partir de 13 de outubro.
Calendário estadual para o retorno das aulas presenciais:
- Educação Infantil: 8 de setembro
- Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico: 21 de setembro
- Ensino Fundamental – Anos Finais: 28 de outubro
- Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 12 de novembro
Fonte: Jornal do Comércio
Link: https://bit.ly/30q1zxk