RG único terá o número do CPF e será emitido gratuitamente, mas não substitui passaporte ou CNH

Clique e Compartilhe:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O governo federal apresentou, na tarde desta quarta-feira (23), a carteira de identidade nacional. O chamado RG único irá adotar apenas o número do CPF como padrão de identificação em todo o Brasil. A mudança foi estabelecida em um decreto, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, que começará a valer no dia 1° de março deste ano. O novo RG não substitui nenhum documento.

A emissão do documento será gratuita e seguirá sob responsabilidade das secretarias de Segurança Pública de cada unidade da federação. Os institutos de identificação têm até 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças.

O documento possui novo visual e, assim que emitido de forma física, estará disponível também no formato virtual pelo site e aplicativo gov.br. Sua autenticidade poderá ser verificada de forma eletrônica, através de um QR Code.

No verso, será possível conferir informações sobre saúde do cidadão, como a identificação de deficiências e a manifestação de doador de órgãos.

De acordo com o Palácio do Planalto, o RG único também servirá para identificação em viagens a países do Mercosul, o que já ocorre atualmente. 

O RG atual seguirá sendo aceito por até 10 anos para a população até 60 anos. Para quem tem mais de 60 anos, o documento antigo valerá por prazo indeterminado.

— O cidadão não precisa procurar neste momento os institutos de identificação. Até março do ano que vem é o prazo para que os institutos se preparem e emitam a carteira. A troca pelo cidadão pode levar até 10 anos — disse o secretário Especial de Modernização do Estado da Secretaria-Geral da Presidência da República, Eduardo Gomes.

Segundo o Instituto-Geral de Perícias (IGP), que emite o RG no Rio Grande do Sul, o decreto presidencial será analisado e, posteriormente, serão definidos os procedimentos para a expedição do novo documento.

Fonte: GZH

Link: bit.ly/3haQcBt

Precisando de um escritório de contabilidade confiável e moderno?

COMUNICADO

Como é de conhecimento de todos, o Rio grande do Sul e principalmente aqui em Porto Alegre e região metropolitana, estamos vivendo as consequências da maior enchente da história.
 
A Contabilità está localizada em área que foi inundada pelas águas do rio Guaíba, então não estaremos fazendo atendimento presencial em nossa sede.
 

Contudo, estamos trabalhando com uma equipe reduzida, em modo home office, para prover um atendimento de casos urgentes de nossos clientes. Então se você for nosso cliente, e tem uma necessidade imediata, pode nos acionar sem problemas.

Em virtude da volta das chuvas em nosso estado, o nível das águas do Guaíba voltou a subir. Com a diminuição das precipitações os alagamentos começaram a baixar, mas acreditamos  que só será possível voltarmos ao trabalho presencial em nossa sede em 15 dias (31/05).
 
Pedimos a compreensão de todos e torcemos para que tudo se restabeleça o mais breve possível.
 
Atenciosamente,
Décio Bertoldo